Já sabemos que as visualizações tem como objetivo principal organizar seus tickets em listas baseadas em critérios específicos. Nesse artigo daremos ênfase às visualizações nativas da Zendesk Tickets suspensos e Tickets apagados.
Ainda que os respectivos termos nos tragam uma ideia clara de seu propósito, nesse artigo iremos abordar as suas especificidades e os pontos de atenção que cada uma delas apresenta.
A visualização Tickets suspensos tem como finalidade reunir tickets provenientes do canal de contato e-mail que foram suspensos ou rejeitados, devido a presença de conteúdo malicioso ou suspeito. A suspensão pode ser motivada por diversas questões, dentre elas:
- Classificação como SPAM;
- O remetente não tem permissão para criar nem atualizar um ticket;
- O solicitante não é uma pessoa;
- Falha na autenticação que o Zendesk utiliza para autenticar o agente do usuário.
Apesar do nome, os Tickets suspensos ainda não podem ser considerados como tickets propriamente ditos. Isso porque a restrição faz com que não recebam a atribuição de um ID e que não ingressem no fluxo de atendimento, como acontece nos demais tickets. Somente após análise e restauração seguirão para a tratativa da equipe de atendimento a partir da transferência para uma visualização específica dos novos tickets.
Quando um ticket é apagado, esteja ele situado na visualização Tickets suspensos ou não, a sua exclusão não acontece de modo definitivo. Ele é direcionado a visualização Tickets apagados, permanece ali e fica sujeito a seguir dois caminhos: ser apagado de vez ou ainda ser devolvido à visualização original, caso necessário. Esse processo também é conhecido como restaurar tickets, ou seja, fazer com que o ticket não passe pelo fluxo de exclusão definitiva e seja levado de volta à visualização em que estava no momento em que foi apagado.
No vídeo a seguir detalharemos um pouco mais sobre essas visualizações.
Nesse artigo então iremos aprender como localizar as visualizações tickets suspensos e apagados, conhecer o tempo de permanência dos tickets em cada uma delas, as suas especificidades e os cuidados ao excluir tickets arquivados.
1) As visualizações tickets suspensos e tickets apagados são nativas do produto Support e aparecem em sua lista de visualizações conforme mostrado a seguir:
2) A seleção da visualização tickets suspensos permite o gerenciamento do conteúdo ali presente. Dentre as informações exibidas, constam o motivo da suspensão, além das opções de restaurar ou apagar permanentemente.
3) Na visualização tickets apagados, é possível visualizar a ID, o assunto, data em que o ticket foi apagado e o nome do membro de equipe que apagou o ticket. Ao selecionar um ou mais tickets, também são exibidos as opções restaurar ou apagar definitivamente.
Vamos abordar agora o prazo de permanência dos tickets em cada uma dessas visualizações. Todos os tickets suspensos não recuperados são apagados automaticamente após 14 dias. Ao serem excluídos, eles são transferidos para a visualização Tickets apagados.
Já os tickets excluídos permanecem na visualização Tickets apagados por 30 dias. Passado esse período não é mais possível restaurá-los.
Nessa etapa serão apresentadas as especificidades sobre o gerenciamento da visualização Tickets suspensos.
- Administradores e agentes em funções personalizadas com permissão podem visualizar, recuperar e apagar tickets suspensos.
- Nos planos Enterprise, esse acesso é gerenciado separadamente do acesso a tickets que não estão suspensos. Nos planos Team e Professional, você precisa ter permissão para visualizar todos os tickets.
- Caso após a análise do ticket suspenso, seja constatado que de fato ele não será direcionado ao time de atendimento, é possível apagá-lo diretamente na visualização.
Os motivos pelos quais um e-mail pode ser rejeitado ou suspenso podem ser consultados no bloco de links úteis, ao final desse artigo.
1) Para que um membro de equipe apague um ticket, é necessário que clique no menu ():
2) Selecione Apagar.
3) Para confirmar a exclusão, clique em OK.
4) A notificação de que a exclusão foi concluída será exibida.
5) A partir de agora, o ticket pode ser encontrado na visualização Tickets apagados, onde permanecerá armazenado pelos próximos 30 dias, até a sua exclusão definitiva. Por padrão, os administradores podem visualizar e recuperar os tickets apagados. Já os agentes precisam receber permissão para ambas as situações.
- Não é possível abrir tickets diretamente a partir da visualização Tickets apagados. Para acessar seu conteúdo, realize a restauração primeiramente.
- Ao restaurar um ticket, ele será imediatamente devolvido à visualização em que estava localizado no momento da exclusão. Agora já será possível acessá-lo e consultar seu conteúdo.
- Para habilitar a permissão para agentes visualizarem e recuperarem tickets apagados, consulte o no bloco de links úteis no final desse artigo.
Tickets de todos os status podem ser apagados, e no bloco a seguir falaremos sobre os tickets arquivados.
Já sabemos que a Zendesk arquiva automaticamente os tickets 120 dias após o status ser alterado para Fechado. Dessa forma, quando um ticket arquivado é apagado, a sua exclusão já acontece de forma definitiva.
Como vimos anteriormente, quando um ticket que ainda não foi arquivado é apagado, ele permanece na fila Tickets apagados por 30 dias, podendo ser recuperado nesse prazo (caso necessário). No caso dos tickets arquivados, essas etapas que antecedem a exclusão definitiva não irão acontecer, ou seja, a exclusão terá efeito imediato e o ticket não poderá mais ser acessado.
Agora que os detalhes sobre os tickets suspensos e apagados foram apresentados, vale destacar a importância do gerenciamento dessas visualizações para evitar que conteúdos classificados momentaneamente como suspensos permaneçam sem o devido tratamento.
⚙️ Links úteis:
Motivos para suspensão dos tickets
Permissão para os agentes realizarem a exclusão de tickets
inFocusCX. Parceiro Premier Zendesk.
Ainda não é cliente? Fale com um Especialista nos canais abaixo.
| contato@infocuscx.com.br | |
| (11) 91708-5400 |
Atendimento: 2ª à 6ª, de 09h às 18h
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.